Aeroporto de Bauru vai funcionar por aparelhos a partir de 5 de maio


Treinamento dos controladores de voo começa nesta terça-feira 

 
Começa nesta terça-feira (15) os treinamentos para os controladores de voo contratados para atuar no aeroporto Bauru-Arealva.
 
Este é o último passo a ser cumprido pela Aeronáutica para que o aeroporto passe a funcionar também através de instrumentos de voo. Para que isso finalmente aconteça, faltará apenas uma questão burocrática: a mudança cadastral que tem que ser feita pela Anac (Agência Nacional de Aviação). Mas segundo os órgãos competentes, está tudo encaminhado e a data da mudança na operação do aeroporto definida: 5 de maio.
 
O Cindacta 2 informou nesta segunda-feira que já realizou todos os procedimentos que lhe eram cabíveis no aeroporto Moussa Tobias e que já está com a publicação do novo procedimento que será adotado no aeroporto agendado para o dia 5 de Maio.
 
O Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), responsável pelo aeroporto Bauru-Arealva, informou que está tudo certo e em trâmite junto a Anac para a atualização do cadastro das características físicas e operacionais do aeroporto.
 
“O procedimento IFR [regras de voo por instrumento] a ser voado, inclusive, já existe, e sua publicação está prevista o dia 5 de maio próximo”, informou o Cindacta 2.
 
No entanto, como toda novela, este capítulo também apresenta uma pequena dificuldade. Para a conclusão do processo é necessário que a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) publique, através de portaria, a transferência de operação VFR (regras de voo visuais) para IFR - essa fase é uma atualização cadastral do aeroporto. Caso a portaria não seja publicada pela Anac, o procedimento perde a validade e o início da operação por instrumentos será adiada mais uma vez.
 
A boa notícia é que o Daesp informou que já solicitou a atualização cadastral a Anac e que “está em trâmite a atualização do cadastro das características físicas e operacionais do aeroporto”. 
 
A operação por instrumentos permitirá que aviões possam pousar, com segurança, em Bauru, mesmo em dias de tempo ruim. Atualmente, as aeronaves não conseguem pousar na cidade em dias de chuva ou neblina.
 
Fonte: Agência Bom Dia, por Kelli Franco
 
Voltar








 


© Copyright 2009 TURISMO BAURU E REGIAO | Todos os direitos reservados.
Turismo Bauru © uma iniciativa REVELARE Agência de Internet para promover turismo em nossa região.