Manual mostra como desenvolver produção associada a turismo

 

Guia serve de referência para municípios no entorno de grandes eventos como a Copa

Mariana Flores

 

·         download

·         ampliar

Pedro Garcia
Manual orienta artesãos sobre produção para grandes eventos

Manual orienta artesãos sobre produção para grandes eventos

 Brasília - Para ajudar gestores de cidades próximas a grandes pontos turísticos a fortalecerem a identidade local e aumentarem seus atrativos, o Sebrae lançou, em parceria com o Ministério do Turismo, o Manual para Desenvolvimento de Atividades Turísticas com Foco na Produção Associada.

O guia é voltado a gestores de projetos de desenvolvimento do turismo e líderes comunitários. Aborda as principais formas de produção que podem ser associadas ao turismo, como artesanato, gastronomia típica, manifestações culturais e artigos agropecuários.

Com as orientações do livro, os gestores são estimulados a enxergar as potencialidades da região e ajudar os empreendedores a incluir os micro e pequenos negócios na economia do turismo. “O incentivo à integração entre as cadeias produtivas diversifica a oferta, promove aumento na competitividade do destino e ainda abre novo mercado para micro e pequenas empresas”, observa o responsável pelo projeto no Sebrae, Maurício Tedeschi.

O trabalho proposto pelo manual foi testado e validado em destinos no entorno das 12 cidades-sede da Copa do Mundo-FIFA 2014. "O objetivo é ajudar as regiões próximas a aproveitarem as oportunidades de mercado geradas com o aumento do fluxo de turistas, além de deixar um legado para os locais", ressalta Tedeschi. Leia estudo sobre oportunidades para as pequenas empresas na Copa.

O manual se divide em quatro partes. A primeira apresenta os objetivos do projeto. A segunda traz conceitos sobre turismo e produção associada a este setor. No terceiro capítulo, há um passo a passo para o desenvolvimento e a integração de atividades turísticas com foco na produção associada. A última apresenta textos sobre gestão pública e comercialização.

Serviço
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Fonte da informação: http://artesanatosebrae.blogspot.com - quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Voltar








 


© Copyright 2009 TURISMO BAURU E REGIAO | Todos os direitos reservados.
Turismo Bauru © uma iniciativa REVELARE Agência de Internet para promover turismo em nossa região.