Bauru e região recebem o projeto Roda SP a partir deste sábado

 

O projeto “Roda São Paulo” estará em Bauru e região, de 23 de março a 7 de abril, para visitações a atrativos do Circuito Turístico Caminhos do Centro Oeste Paulista, projeto que integra os municípios de Bauru, Agudos, Arealva, Avaí, Duartina, Iacanga, Lençóis Paulista, Macatuba, Pederneiras e Piratininga. 

A iniciativa de trazer o projeto para Bauru e região foi da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Bauru, que formalizou a solicitação e firmou parceria nessa etapa junto à Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, responsável pelo projeto Roda São Paulo, e sugeriu os atrativos do Circuito Turístico Caminhos do Centro Oeste Paulista. A iniciativa também conta com parceria do Instituto Soma, do Sebrae-SP em Bauru e demais Prefeituras (Agudos, Arealva, Avaí, Duartina, Iacanga, Lençóis Paulista, Macatuba, Pederneiras e Piratininga).

O “Roda São Paulo” é um programa itinerante da Secretaria de Turismo do Estado, que percorre diversas regiões do estado com uma frota de ônibus, a partir de roteiros desenhados para otimizar visitações aos atrativos das cidades. Para tanto, o usuário interessado compra uma passagem a R$ 10,00 que pode ser usada por 24 horas, para subir e descer dos ônibus quantas vezes quiser. 

Na região, serão 26 pontos de parada espalhados por toda a rota, sendo alguns equipados com monitores de plantão que darão todo o apoio ao sistema operacional. A frota contará com 16 ônibus, entre double-deckers,  micro-ônibus, convencionais e com acessibilidade incluindo plataforma móvel. A cada desembarque que o turista fizer terá aproximadamente uma hora para embarcar no próximo ônibus.

O trabalho contará com 30 profissionais entre guias de turismo, monitores de campo, supervisores, analistas de tráfego, além da equipe técnica da Secretaria Estadual de Turismo.

Para o secretário de Turismo, Claudio Valverde, os ônibus também trazem um impacto econômico para as cidades visitadas. "O Roda SP vai muito além de um city-tour comum. É um produto turístico extremamente útil e barato, que facilita o passeio dos viajantes e redistribui o fluxo de pessoas entre os municípios vizinhos”, informa Valverde.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Bauru, Arnaldo Ribeiro, destaca a importância do incremento do turismo. “A fomentação do setor de Turismo em Bauru é uma das metas da Secretaria. Bauru tem potencialidades para o turismo de negócios, científico e de saúde e através desta ação estamos fortalecendo os pontos considerados turísticos tais como, o Parque Zoológico, Jardim Botânico, turismo rural em Tibiriçá e outros.

Há que se considerar também  a capacidade hoteleira e estrutura do comércio, o que permite ao turista manter-se em Bauru e  deslocar-se pela região que também apresenta opções, além da potencialização regional focada em Bauru.

O projeto Circuito Turístico Caminhos do Centro Oeste Paulista é um braço desse trabalho e o projeto Roda SP também vem ao encontro desse propósito atuando em todo o estado. São projetos complementares em favor do turismo regional”, diz Ribeiro. 

Circuito Turístico Caminhos do Centro-Oeste Paulista

O Circuito é resultado de uma parceria iniciada em 2007 entre o Sebrae-SP em Bauru, Conselho de Desenvolvimento Econômico Regional (Coder), ligado ao Ciesp à época, Instituto Soma e prefeituras das dez cidades, juntamente com a iniciativa privada.

"O Circuito Turístico Caminhos do Centro-Oeste Paulista surgiu para contribuir com o desenvolvimento regional profissionalizando a atividade turística, aplicando uma metodologia desenvolvida pelo Sebrae", explicou Milton Debiasi, gerente do Sebrae-SP em Bauru.

Debiasi acrescenta que a região atendida pelo Circuito constituiu uma governança com lideranças regionais e empresários. "Somamos esforços da iniciativa pública e privada neste processo de desenvolvimento sustentável do turismo. Hoje, os destinos oferecem inúmeras atrações que possibilitam conhecer riquezas e valores do interior paulista", completa.

Desde de 2009, o Circuito Turístico Caminhos do Centro-Oeste Paulista possui um Catálogo de Negócios, que consolida a oferta turística da região, inclusive com sugestões de passeios.

Programação

A programação de visitas foi distribuída em cinco rotas diferentes, ordenadas por temas com passeios de terça-feira a domingo. Antes, porém, o projeto atuará com dois passeios solidários.

Roda solidário – 21/3

E, nesta quinta-feira (21), o programa promoverá o “Roda Solidário”, com a participação de serviços atendidos pela Secretaria do Bem-Estar Social (Sebes).

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos (3.ª Idade), com 33 pessoas, fará a Rota Rural, entre Bauru e Arealva. A saída está marcada para as 9h, do Museu Ferroviário, na rua Primeiro de Agosto e chegada prevista para as 11h45, no mesmo local.  

No período da tarde será a vez do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Crianças e Adolescentes, com 36 jovens, que participará da Rota Etnia, entre Bauru e Avaí. A saída está marcada para 13h00, do Museu Ferroviário (R. Primeiro de Agosto), com retorno previsto para as 17h15.

RODA SÃO PAULO  - 23/3 a 07/4

Abaixo a programação com datas e rotas:

De 23 a 30 de março:

Rota do Açúcar: Bauru, Pederneiras e Macatuba

•Pontos

A - Museu Ferroviário Regional / Calçadão Batista de Carvalho – Bauru

B - Centro Cultural Izavam Ribeiro Macário – Pederneiras

C - Engenho Bessi – Pederneiras

D - Memorial dos Pracinhas – Macatuba

E - PCH Lençóis – Usininha – Macatuba

*Em dias de chuva o ponto E não terá funcionamento.

Rota Cultural: Bauru, Agudos e Lençóis Paulista

•Pontos

A - Museu Ferroviário Regional / Calçadão Batista de Carvalho – Bauru

B - Espaço Histórico “Plínio Machado Cardia” – Agudos

C - Seminário Santo Antônio / saída para Fazenda São Benedito – Agudos

D - Museu Alexandre Chitto – Lençóis Paulista

E - Espaço Cultural “Cidade do Livro”/Santuário Arquidiocesano “N. Sra. da Piedade” – Lençóis Paulista

F - Vinícola Casagrande – Lençóis Paulista

G - Engenho São Luiz – Lençóis Paulista

Rota Etnia: Bauru e Avai

•Pontos

A - Museu Ferroviário Regional/Calçadão Batista de Carvalho – Bauru

B – Parque Vitória Régia - Bauru

C - Horto Florestal – Bauru

D - Zoológico/Jardim Botânico – Bauru

E - Museu Municipal Francisco Pitta/ Igreja Matriz de São Sebastião – Avaí

F - Aldeia Ekeruá – Avaí

*Em dias de chuva o ponto F não terá funcionamento.

De 31 de março a 7 de abril:

Rota Ecoturismo: Bauru, Piratininga e Duartina

•Pontos

A - Museu Ferroviário Regional /Calçadão Batista de Carvalho – Bauru

B - Horto Florestal - Bauru

C - Zoológico/Jardim Botânico – Bauru

D - Thermas de Piratininga – Piratininga

E - Praça Mário Ribeiro da Silva – Piratininga (embarque central)

F - Angatu Ecoturismo – Piratininga

G - Museu Histórico Municipal – Duartina

H - Ecoparque – Duartina

Rota Rural: Bauru, Arealva e Iacanga

•Pontos

A - Museu Ferroviário Regional / Calçadão Batista de Carvalho– Bauru

B - Santa Isabel Ruraltur – Arealva

C - Orquidário Bom Senhor – Arealva

D - Igreja Matriz Santa Catarina de Alexandria – Arealva (embarque central)

E - Prainha - Arealva

F Aquário Municipal/Lago José Seghimatz – Iacanga

* Em dias de chuva o Santa Isabel Ruraltur não terá funcionamento

Os usuários poderão adquirir seu bilhete de embarque nos totens espalhados nos atrativos de todas as rotas. 

Fonte da informação: http://www.jcnet.com.br  de 20/03/13 

Voltar








 


© Copyright 2009 TURISMO BAURU E REGIAO | Todos os direitos reservados.
Turismo Bauru © uma iniciativa REVELARE Agência de Internet para promover turismo em nossa região.