Bauru é finalista em Festival Gastronômico de nível estadual

 

 
 
 
 

O sanduíche bauru foi um dos finalistas no Festival Sabor São Paulo 2013, evento que reuniu cidades de todo o Estado de São Paulo.

Neide Carlos

O sanduíche bauru se classificou com mais duas receitas da região

Bauru foi representada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico através de Ricardo Akira Nishikawa (diretor de Departamento de Comércio e Turismo) e Roberto Domingos Macedo (diretor de Divisão de Eventos) no último fim de semana, dias 29 e 30/06.

O sanduíche bauru foi levado para o Festival por Marco Sanches, atual proprietário do Bar Skinão, que perpetuou o sanduíche criado em São Paulo pelo estudante de Direito, o bauruense Casemiro Pinto Neto. O sanduíche ficou famoso em Bauru, através do saudoso Zé do Skinão, pai de Marco.

O Concurso Sabor de SP faz parte das 7 etapas do Festival Gastronômico Sabor de SP, uma realização da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e da Revista Prazeres da Mesa, com o apoio do Senac, criado com o intuito de selecionar as receitas culinárias mais emblemáticas de 6 macrorregiões do Estado de São Paulo.

A ideia do projeto é consolidar a gastronomia paulista como um dos mais ricos atrativos do turismo do Estado, tecendo uma rede de endereços e informações culturais sobre sua culinária, seus pratos, sua história, produtos e cidades onde se originaram transformando-os em um Guia Turístico-Gastronômico, uma rota de prazeres.

As cidades participantes foram divididas em seis regiões: São Carlos, Bauru, São José do Rio Preto, Sorocaba, Santos e Campinas e cada uma das regiões classificaram dez receitas. Após a análise do júri de profissionais presentes, cinco receitas de cada região foram as finalistas.

A região de Bauru classificou três receitas, que foram servidas durante o encerramento do Festival neste fim de semana. Bauru apresentou o tradicional sanduíche bauru. Duartina foi representada pelo Manjar de amora e Agudos apresentou os doces caseiros Nayá. Estes municípios integram o Circuito Turístico Caminhos do Centro Oeste Paulista.

De acordo com os organizadores do festival, o público presente superou a expectativa que era de cerca 20 mil pessoas, o que chegou a 35 mil visitantes. Entre os pratos comercializados no evento, Bauru vendeu mais de 2000 sanduíches e todas as unidades dos doces oferecidas por Duartina e Agudos se esgotaram no primeiro dia, o que comprova que os pratos produzidos artesanalmente agradaram ao paladar do grande público presente.

Arnaldo Ribeiro, secretário de Desenvolvimento Econômico considerou o resultado do evento muito positivo para Bauru e região, pois iniciativas como essa consolidam o trabalho desenvolvido pela secretaria no que diz respeito à valorização da região e seus atrativos turísticos.

Fonte da informação: http://www.jcnet.com.br/Geral/2013/07/bauru-e-finalista-em-festival-gastronomico-de-nivel-estadual.html

Voltar








 


© Copyright 2009 TURISMO BAURU E REGIAO | Todos os direitos reservados.
Turismo Bauru © uma iniciativa REVELARE Agência de Internet para promover turismo em nossa região.