Projeto de trem turístico mobiliza Bauru e Agudos

Encontro no BOM DIA entre representantes das cidades define ação conjunta para Maria Fumaça voltar à ativa

Um projeto de trem histórico que começa a ser formatado pelas Prefeituras de Bauru e de Agudos vai fomentar o segmento turístico dos dois municípios.
Apoiada pelo BOM DIA, a proposta reuniu nesta terça-feira na redação do jornal o prefeito de Agudos, Everton Octaviani (PMDB), o vereador Luciano Durães, assessores e a secretária de Cultura, Janira Fainer Bastos, que compareceu com a diretora de Patrimônio Público, Cleide Biancardi, e Alex Sanches, da Divisão de Pesquisa e Documentação.

O encontro definiu que as duas prefeituras vão trabalhar em conjunto para viabilizar a circulação da Maria Fumaça 278 e seus vagões de madeira entre as duas estações, em trajeto de 23 quilômetros.

Na reunião de ontem, ficou acertado entre o prefeito e a secretária a formação de uma comissão permanente que se responsabilizará pelo estudo do projeto e seu registro na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Seus membros também se encarregarão dos contatos com representantes da ALL (América Latina Logística) e com o Ministério dos Transportes, visando buscar a solução para o tráfego do trem de turismo.

Nas próximas semanas, os prefeitos Everton Octaviani e Rodrigo Agostinho  assinarão a minuta que dará início à formação do consórcio intermunicipal.

Potenciais serão explorados
Entre as propostas discutidas na reunião desta terça no BOM DIA está a que “venderá” às agências de turismo do país o projeto do trem turístico nos mesmos moldes dos já existentes, como os de Curitiba-Paranaguá (no Paraná) e São João Del Rei-Tiradentes (em Minas Gerais).

Além de atender a demanda de passageiros das duas cidades, o projeto oferecerá um pacote turístico para visitantes que virão de outros lugares do país para o passeio.

Em Bauru, por exemplo, eles poderão conhecer o Museu Ferroviário, onde estão peças e fotografias das companhias Noroeste do Brasil, Estradas de Ferro Sorocabana e Paulista.

O receptivo também explorará outras potencialidades turísticas da cidade, como o zoológico municipal e o templo Tenri-Kyo, entre outros.
Em Agudos, os turistas vão conhecer fazendas com seus casarões centenários, o Seminário Santo Antonio e a beleza arquitetônica do centro da cidade.

“Acredito que esse projeto revolucionará o segmento turístico nas duas cidades. Será uma guinada”, comenta o prefeito de Agudos, Everton Octaviani.

Opinião do BOM DIA
Proposta movimentará o segmento turístico
O projeto que viabilizará a circulação da Maria Fumaça e seus vagões entre Bauru e Agudos vai criar nas duas cidades uma movimentação turística que trará dividendos econômicos no futuro. O apelo da composição histórica vai atrair turistas de várias regiões do país e até mesmo interessados do exterior. As duas prefeituras acertam ao buscar alternativas para fomentar o segmento de turismo. A estrutura está praticamente pronta e só depende de algumas adaptações.

Fonte da informação: Jornal Bom dia de 22/09/2010.

Voltar








 


© Copyright 2009 TURISMO BAURU E REGIAO | Todos os direitos reservados.
Turismo Bauru © uma iniciativa REVELARE Agência de Internet para promover turismo em nossa região.